SP: não é mais necessário ir ao Detran para renovar CNH

sp - não é mais necessário ir ao detran para renovar cnh

Renovação que aproveita foto e dados já registrados está disponível em 85 cidades

Desde final de junho não é mais necessário para motoristas que residam no estado de São Paulo, composto por 85 municípios, se dirigir até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) conseguir renovar a CNH (Carteira nacional de Habilitação).

Agora menos burocrático, basta que o condutor solicite a renovação via site oficial do órgão público. Este serviço reutiliza a última biometria do motorista, que já contêm assinatura e fotos digitais. Sendo assim, a emissão do novo documento feito automaticamente.

Receber a CNH em casa

Para que o documento seja enviado à residência da pessoa é preciso fazer agendamento online para os exames psicotécnico e médico. Em seguida, o motorista comparece com dia e hora marcada à clínica e quitar a tarifa de emissão da CNH e do envio pelos Correios. A transação toda custa R$ 54,77.

Categorias

Estão aptos a utilizar a renovação simplificada os condutores, cuja CNH seja das categorias: A (para moto), B (para automóvel), além da A/B. De acordo com o Detran, a junção dessas categorias representa 24 milhões de habilitações registradas no estado paulista.

Os que possuem carteira de habilitação vencida ou para vencer em 30 dias, mas que esteja regularizada e contenha foto também pode solicitar o serviço de renovação.

Alteração de dados

Os que precisarem alterar informações, como endereço ou nome, realizar nova coleta de biometria, ou que possua algum impedimento acusado pelo sistema, o condutor terá que efetuar a renovação pessoalmente. O atendimento permanece o mesmo para quem opta realizar todo o procedimento diretamente nas unidades do Detran. Pois, o modo simplificado é opcional e não obrigatório.

Cidades e app digital

Para consultar os 85 municípios participantes deste serviço basta acessar o site oficial do órgão.

Antes do lançamento da renovação simplificada, já era possível tirar a CNH de forma digital, sem ter que enfrentar grandes filas. O processo é realizado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O funcionamento para gerar a carteira de motorista consiste em usar a câmera do celular e a tecnologia de reconhecimento facial.

Com este sistema, está descartada a burocracia de certificação digital. Pois, esta era a principal queixa pela qual os condutores interessados em ter o documento necessitava comparecer às unidades do Detran. No entanto, quem já tivesse a certificação digital, que também é paga e pode ser conseguida por meio de órgãos especializados, não tinha que se dirigir ao órgão de trânsito.

QR Code

Todavia, o aplicativo só serve para quem possui QR Code impresso na carta de habilitação. Este modelo passou a ser emitido depois de maio de 2017.

Para utilizar o app, basta baixá-lo gratuitamente via App Store ou Google Play. Um cadastro é ativado e em seguida o usuário pode solicitar o documento via celular. O QR Code da CNH será lido e na sequência será feito um reconhecimento facial apenas para averiguar se o requisitante é o mesmo registrado no Detran.

Após esta transação, o motorista informa um número de telefone móvel e coloca uma senha. O documento poderá ser visualizado até mesmo no modo offline.

Esta é uma boa opção para quem não quer carregar o documento original na carteira. Se for parado em alguma blitz, por exemplo, é só mostrar a CNH digital na tela do smartphone.

*Foto: Divulgação