10 dicas de como se preparar para concursos públicos

Dicas para se preparar para concursos públicos

Se você quer aproveitar o segundo  semestre de 2018 para entrar na carreira pública, esse artigo vai te ajudar. Ao começar a sua trajetória de estudos para concursos públicos, muitas dúvidas podem surgir. Como eu me organizo? Que apostila devo usar? Quanto tempo estudar por dia?

Para responder essas e outras perguntas dos concurseiros iniciantes, preparamos 10 dicas de como estudar para concursos públicos.

1 – Motive-se

Antes de traçar o seu plano de estudos, faça uma análise do que te motiva a seguir a carreira pública. Ter um objetivo nessa jornada é o que vai te dar energia para se preparar diariamente.

2 – Prepare-se com antecedência

Entre a publicação do edital e a prova existe um período muito curto de tempo, por isso, antecipe-se. Veja editais dos anos anteriores do concurso desejado e comece a estudar, tenha em mente que são muitas informações a serem vistas e o quanto antes você começar, melhor preparado vai estar para a prova.

3 –  Escolha a área do concurso

Tenha em mente que apenas salário não é uma motivação adequada na hora de escolher o concurso, é importante adequar o tipo de atividade que encaixe com o seu perfil profissional ou formação acadêmica.

4 – Utilize ferramentas

Ferramentas para concursos públicos

Na hora de se preparar você pode contar com o suporte de ferramentas específicas como: cursos preparatórios, online ou presencial, livros específicos para concursos e fóruns e grupos de pessoas com o mesmo objetivo.

5 – Seja organizado

Organize a sua rotina  para separar um tempo para estudar, seja sozinho ou em cursos preparatórios. Você pode criar um esquema de estudos em um quadro com dias e horários. Organize também o começo, meio e fim das pesquisas, por exemplo, na primeira semana você estuda apenas as matérias e módulos básicos e assim por diante.

6 – Seja firme

Projetos que levam meses para serem concluídos pedem resistência. Você pode encontrar obstáculos como a desmotivação, a dica é procurar todos os dias um motivo pelo qual você quer concluir esse concurso. Pode ser que você não passe de primeira, mas é importante valorizar o seu esforço e tentar até dar certo.

7 – Escolha um lugar para estudar

Assim como quem trabalha em casa, estudar também pode trazer algumas dificuldade como distrações do dia a dia. Para evitar cair na tentação de ligar a televisão ou ficar brincando com seu pet, escolha um local de estudo, nele, você não deve levar nenhuma distração.

8 – Resolva exercícios

Outra forma importante de se preparar e adquirir confiança antes da prova é resolver exercícios de concursos públicos anteriores. Foque nas questões mais importantes ou naquelas que você encontrou mais dificuldade. A dica aqui é separar um dia do seu plano de estudos só para resolver exercícios.

9 – Tire um tempo para descansar

É normal, depois de tanto estudo, sentir um cansaço físico e mental, por isso, é importante tirar algumas horas do seu dia para descansar. Você pode fazer algo que te ofereça bem-estar e te tire um pouco da rotina.

10 – Pratique o estudo ativo

Não é apenas estudar atentamente, mas, processar as informações que você leu. Uma técnica interessante de estudo ativo é escrever o que você entendeu depois de uma leitura. Faça um resumo com as suas próprias palavras e depois consulte o livro novamente para verificar se as suas observações estão corretas.